quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quatro coisas espectaculares para cães, que algumas pessoas acham cruel - Por Casey Lomonaco


Artigo original aqui

Por vezes as pessoas odeiam coisas para os seus cães que eu pessoalmente acho espectacular. Sim, colocar um açaime é óptimo. Pode ver a seguir porquê.


“Nunca poderia fazer isso ao meu cão! Isso é tortura!” Diz Marsha, uma nova cliente e a orgulhosa “mãe humana” de um cachorro de raça Bichon.
Que terei eu dito a esta dona para fazer ao seu cachorro? Alguma ideia? Esfregar o seu narizinho no xixi? Forçá-la a viver no quintal com o pelo emaranhado?Passar 23 horas por dia fechada numa crate?
Nope. Pedi-lhe apenas para dar-lhe a alimentação em doses reguladas. Esta dona muito doce e bem intencionada assumiu que manter a tigela de comida sempre cheia de ração é um sinal de amor, afecto e segurança.
Por isso, vou agora examinar 4 coisas que tipicamente são consideradas cruéis e vou-vos explicar porque, ao invés disso, são espectaculares para os cães.

1.       Alimentar em doses reguladas

Porque pensam as pessoas que é cruel
A epidemia crescenete de obesidade no mundo dito civilizado é uma indicação de que gostamos de comer de forma recreacional, consumindo mais calorias do que aquelas que precisamos para sobreviver. Adoramos os buffets, a “fast food” ou os mac drive. Algumas pessoas pensam que a ter a comida sempre acessível vai evitar problemas como roubo de comida de balcões ou de caixotes do lixo, ‘pedinchamentos’ à hora das refeições ou mesmo problemas com a caixa de areia dos gatos. Muitos acham que é algo natural os cães terem acesso constante à comida.

Porque é espectacular
·         É mais saudável. Regular a comida ingerida permite regular as calorias ingeridas. Cães sem problemas de peso e saudáveis vivem mais tempo que os seus companheiros obesos por isso não deveria fazer piadas acerca das gordurinhas do seu cão, mas sim levá-lo ao um vetrinário e aconselhar-se sobre como alimentar o seu cão para o ter mais saudável.
·         Permite melhorar comportamentos. Pode usar toda ou uma parte da ração diária do seu cão para treino e actividades de enriquecimento (jogos). Alimentar em doses reguladas permite-lhe saber quando o seu cão terá fome, facilitando imenso a formação inicial de treino básico.
·         Facilita o treino para fazer as necessidades. Sempre que tenha um novo cão ou cachorro, saber quando ele come ajuda-o a predizer quando o cão terá vontade. Cães que comem num determinado horário normalmente precisam de ir à rua também num determinado horário.
2.       Treino de Crate

Porque pensam as pessoas que é cruel
Muitas pessoas pensam que é como dormir num armário várias horas por dia, como se fosse uma câmara de tortura canina. Outras, tiveram ou têm cães que odiaram a crate. Mas a crate pode ser espectacular para si e para o seu cão se o ensinar a adorar estar na crate (e normalmente não leva muito tempo, apenas precisa de consistência).

Sim, é possível abusar-se da crate e distorcer completamente o seu objectivo – mas ninguém está a sugerir que deixe o seu cão fechado na crate por 22 horas seguidas. É necessário saber como usar a crate, para quê e usá-la com bom senso e sensibilidade.

Porque é espectacular
·         Facilita imenso o treino das necessidades
·         Permite manter os cães em segurança quando recuperam duma cirurgia
·         Pode precisar de viajar – e podem salvar a vida do seu cão. Por exemplo, onde eu vivo, nos últimos 10 anos fomos atingidos por 200 inundações por ano e os abrigos apenas aceitavam cães que tivessem as suas crates.
·         As crates podem providenciar o lugar seguro para o cão ficar. Principalmente para aqueles cães que se sentem incomodados com visitas ou crianças barulhentas, poderá ajudar a relaxá-lo se o deixar na crate com algo saboroso para roer.

3.       Açaime

Porque pensam as pessoas que é cruel
O cão parece assutado. Muitos cães com açaimes parecem realmente desconfortáveis, porque nunca foram habituados ao açaime e não foram treinados a gostar de usar um. Os açaimes podem ser cruéis se as pessoas o usarem como substituto ao treino por serem preguiçosas e usarem técnicas que metem os cães em situações em que eles sentem a necessidade de reagir (flooding), em vez de gerirem o ambiente e usarem o açaime como instrumento de gestão conjuntamente com a modificação comportamental adequada.


Porque é espectacular
·         Tal como o treino de crate, usar açaime é algo que o cão pode, a qualquer momento precisar de fazer, quer goste ou não. Infelizmente, os aççaimes são necessários em situações médicas ou comportamentais onde o cão corre risco de vida – ou seja, justamente a altura em que não deveria ser adicionado mais stress à equação. Ensinar o seu cão – profilaticamente – a gostar de usar açaime, vai prevenir a adição de mais stress tanta a ele como a si.
·         Os açaimes podem prevenir acidentes, fazendo com que cães agressivos ou reactivos possam ser controlados sem se tornarem um verdadeiro perigo para os outros animais da comunidade ou mesmo para as pessoas.
·         É muito stressante e traumático viver com um cão que tenha um elevado risco de vir a morder. A qualidade de vida para si e para o seu cão diminui à medida que aumenta o seu medo de andar na rua com ele, diminuindo assim a duração e frequência dos passeios diários. Isto acontece especialmemte em ambiente urbano, onde cãos são forçados a entrar em elevadores com outros cães ou pessoas desconhecidas. (Nota: Diminuição de stress, modificação comportamental e gestão de “treshold” devem ser sempre usadas em conjunto com o açaime para cães reactivos e agressivos)
·         Muitos cães não conseguem ser examinados por um veterinário ou tosquiados se não tiverem um açaime.

4.       Trelas Longas

Porque pensam as pessoas que é cruel
Pessoas que adoram cães querem compreensivelmente que eles apreciem convenientemente a vida e a liberdade. Todos nós adoramos as imagens de cães a correr na pradaria sem trela, pelas florestas e montanhas e vales, a atravessar riachos com a sua cauda a dar a dar. Mas a liberdade é: A) um previlégio a ser merecido através de bom comportamento e treino, não um direito; B) um desafio de treino que é sinónimo de um grande compromisso e C) algo que vem com um preço – nada está garantido para sempre.

Porque é espectacular
·         As trelas salvam vidas. Ursos, cobras, raposas, texugos cães sem trela estão sempre em perigo. Eu sei de cães que saltariam de um penhasco se estivessem em perseguição a uma presa. Na cidade, o trânsito, restos de comida, veneno para ratos e vidros partidos são apenas alguns dos muitos riscos. O seu cão pode estra a salvo de todas estas coisas se estiver de trela.
·         Obedecer à lei é fixe; pagar multas não. Manter os cães de trela é obrigatório por lei, ponto.
·         Ajudam a proteger toda a gente. Por mais amigável e obediente que seja o seu cão, ele pode ser intimidante para outros cães ou mesmo pessoas.







 Só tenho a acrescentar que de trela, temos muito mais controlo sobre o ambiente e podemos treinar com recurso a recompensas ambientais, tornando os passeios ainda mais estimulantes, mas não descontrolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário