segunda-feira, 28 de maio de 2012

O meu cão obedece-me por amor e respeito - Por Paws Abilities

Artigo original publicado aqui


“Eu não devo ter de dar uma recompensa ao meu cão quando ele vem. Ele deverá vir por amor e respeito a mim”

Oh, estas palavras fazem-nos gemer! Esta ideia comum e persistente de que os cães devem ser perfeitamente obedientes apenas por amor e respeito ao dono é ridícula e danosa para a ligação cão-humano.

Este mito originou-se no uso de técnicas de treino compulsivo. Com as técnicas ditas tradicionais, um cão é elogiado quando faz um comportamento correcto e é corrigido (punido) se não o executa. Cães treinados com estas técnicas de facto trabalham para receber elogios sem a necessidade de uma recompensa mais substancial como comida ou um brinquedo, mas apenas o fazem porque o elogio serve como “marcador de segurança”.

Estes cães aprendem que quando estão a ser elogiados, não estão na eminência de serem punidos. Enquanto que o elogio, nestas situações específicas funciona certamente como um reforço, ele é mais importante como um marcador condicionado de que “Não te vai acontecer nada de mal por agora”, da mesma maneira que um clicker serve como um marcador condicionado de que “algo de bom vai acontecer”.

Não se confunda, cães que trabalham apenas para elogios não são mais leais ou devotos para com os seus donos que os cães que trabalham para comida ou brinquedos. Apenas a sua motivação é que é diferente. A comida não vulgariza a sua relação com o cão, de facto, muitos especialistas argumentam que usar comida como recompensa ajuda a fortalecer a ligação cão-humano. Comer é uma óptima actividade de ligaçõ: os casais vão comer fora juntos em encontros, e crianças que jantam regularmente com os seus pais, em contexto de família estão mais predispostas a falar dos seus problemas.

Os cães não são robots, e esperar deles uma resposta tipo robot é irrealista.

Considere a sua relação com a pessoa amada. Se a sua companheira lhe pede um refrigerante, você trá-lo-á sempre? Se lhe disser para sair do sofá e ir ela busca-lo isso quer dizer que já não a ama? Amor , obediência e respeito não são a mesma coisa, e uma relação saudável compreende isto.
Se o seu cão não lhe obedece, ele tem uma forte razão para isso. Os cientistas por vezes dizem “o rato tem sempre razão”, pois os animais não mentem. O seu cão pode estar cansado, confuso, distraído ou com dor. Ou ele pode simplesmente não estar motivado para fazer o que lhe pedem porque não foi construído um historial de reforço e consequentemente não lhe foi explicado convenientemente porque deve ele fazer o que lhe mandam. Não obstante, a sua desobediência não significa que ele goste menos de si ou que o respeite menos.

A questão de fundo que se coloca é que está correcto “pagar” ao seu cão por ouvi-lo dando-lhe uma recompensa como comida ou um brinquedo. Continuaria a ir ao seu trabalho se o seu patrão lhe dissesse que a partir de amanhã não lhe pagaria mais pois agora você já sabe fazer o seu trabalho?

Isto não serve para dizer que não é possível extinguir as recompensas com comida e ensinar o seu cão a trabalhar apenas pelo prazer do trabalho. No entanto, como em todas as relações, as bases vêm primeiro. Se o seu cão não desfrutar do treino consigo em troca de brinquedos ou comida, como é que pode esperar que ele desfrute de trabalho por nada a não ser o seu elogio? Vamos dar espaço aos nossos cães e não vamos esperar deles mais do que esperamos dos outros que amamos nas nossas vidas. Toda a gente será muito mais feliz com este pensamento…especialmente o seu cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário